José Adelino Esteves Gameiro
Presidente, AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa
Natural do Concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco. Com formação nas áreas das Ciências Sociais e da Gestão de Recursos Humanos, é atualmente Presidente da Direção da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB). É igualmente presidente da Assembleia Geral da Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) e Sócio-Gerente da Empresa SILVAPOR – Ambiente e Inovação, Lda.
José Eduardo Marcelino Carvalho
Presidente, AIP – Associação Industrial Portuguesa
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e pós-graduado em gestão empresarial (INDEG/ISCTE), presidente do conselho de administração da Tagusgás e do TVT – terminal Multimodal do Vale do Tejo. Foi presidente da NERSANT e é atual presidente da AIP e membro da Comissão Executiva da CIP.
Foi também coordenador do grupo de trabalho GTIEVA que definiu o investimento em infraestruturas a serem realizadas em Portugal até 2021.
Luis Correia
Presidente, Câmara Municipal de Castelo Branco
Nasceu a 29 de maio de 1964 em Moçambique.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Lecionou no Instituto Superior de Matemáticas e Gestão no curso de Contabilidade e Administração, de 1992 a 1995. Pertenceu ao gabinete técnico de apoio aos associados na Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco. Exerceu as funções de Diretor Financeiro, entre 1992 e 1998, na Escola Tecnológica Profissional Albicastrense. Exerceu as funções de Diretor, na Escola Profissional Da Raia – Idanha-A-Nova, de 1996 a 1998.
Exerceu as funções de Diretor do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco (IEFP), de 1998 a 2001. Foi Vereador na Câmara Municipal de Castelo Branco entre dezembro de 1997 e outubro de 2013. Exerceu as funções de Administrador dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco – Água, Saneamento e Resíduos, de 2001 a 2010. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco entre janeiro de 2010 e novembro de 2011. Exerce as funções de Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco desde 2013.
João Paulo Catarino
Secretário de Estado da Valorização do Interior
Nasceu em Proença-a-Nova, em 23 de setembro de 1969. Licenciado em Engenharia Agronómica e bacharel em Engenharia de Produção Florestal. Iniciou a sua carreira profissional em 1992, tendo coordenado o trabalho de Foto Interpretação para a Carta de Ocupação do Solo de Portugal Continental (trabalho elaborado para o Ex-Centro Nacional de Informação Geográfica – CNIG). Em 1994 ingressou nos quadros da ex-Delegação Florestal da Beira Interior, tendo transitado para o atual Instituto de Conservação da Natureza, onde desempenhou funções de Engenheiro Técnico Florestal. De 1999 a 2004 exerceu o cargo de Vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Proença-a-Nova, sendo responsável pelos pelouros da proteção civil, desenvolvimento agroflorestal, implementação do novo plano de contabilidade das autarquias locais, ambiente, obras particulares e a coordenação do gabinete técnico da Câmara Municipal. De novembro de 2004 a março de 2005, foi responsável pela Divisão do Núcleo Florestal do Pinhal Interior Sul, que tutela em matéria florestal a área correspondente aos Concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação, no atual Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. De abril a outubro de 2005, foi Adjunto do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural das Florestas do XVII Governo Constitucional. De outubro de 2005 a 4 de março de 2016 exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Em simultâneo com as funções de Presidente da Câmara Municipal, exerceu ainda os seguintes cargos: Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Presidente do Conselho de Administração da ProençaTur, E. M., Presidente do Conselho de Administração do PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova, S. A., Presidente da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, 1.º Vogal do Conselho de Administração da Raia Pinhal, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Intermunicipal de Natureza e Tejo e Vogal do Conselho de Administração. Participou e dinamizou diversos projetos associativos. Entre março de 2016 e Julho de 2017, foi o coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, exercendo, desde 18 de julho de 2017 as funções de coordenador da Unidade de Missão.
Conceição Carvalho
Secretária Técnica, CCDR Centro
Licenciada em Economia – Universidade Lusíada de Lisboa, com Pós – Graduação – PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos – Católica Lisbon School of Business & Economics e com Executive Master in Management with Specialization in Strategic Marketing – Católica Lisbon School of Business & Economics. Entre 1999 e 2001 exerceu funções de Técnica Superior de Desenvolvimento – BeiraLusa – Agência de Desenvolvimento Regional da Beira Interior, entre 2001 até 2011, como Coordenadora Financeira e de Recursos Humanos AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (nova denominação do NERCAB), de 2011 até 2015 como Diretora da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa. De 2015 até presente data exerce funções como responsável pelas áreas do Conhecimento, Inovação e Competitividade do Programa Operacional da Região Centro (Centro 2020|Portugal 2020).
Luis Miguel Ferro Pereira
Presidente, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
Nasceu em Vila Velha de Ródão, em 11 de junho de 1965.
Iniciou a sua atividade profissional em 1984 como funcionário da Administração Tributária do Ministério das Finanças, função que exerceu até 2001, mantendo ainda o seu vínculo profissional com esta entidade.
Luís Pereira foi fundador e 1.º Presidente da Cooperativa de habitação da Encosta da Serra, em Vila Velha de Ródão.
Licenciou-se em Contabilidade e Gestão Financeira em 2012, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, tendo realizado na mesma instituição uma Pós Graduação em Fiscalidade no ano de 2013.
No período de 2001 a 2013 exerceu as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal, em Vila Velha de Ródão.
Entre 2006 e 2014 exerceu o cargo de Provedor na Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.
No ano de 2013 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, cargo que exerce atualmente.
Em outubro de 2016, viu o seu trabalho reconhecido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, tendo-lhe sido atribuída uma distinção honorífica – Crachá de Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelo seu empenho e apoio prestado em prol daquela instituição.
Em abril de 2017 foi nomeado Presidente do projeto piloto do Parque Natural do Tejo Internacional.
Em maio de 2018 foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
José Páscoa
Vice-Reitor, Universidade da Beira Interior
É atualmente Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior responsável pela área de Investigação e Projetos. É detentor do título de Agregado e possui Doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade da Beira Interior, tendo sido ainda investigador na Rolls-Royce UTC em Loughborough. Na sua qualidade de Professor Associado com Agregação é membro integrado do C-MAST Centro de Ciência e Tecnologia Mecânica e Aeroespacial, onde também exerce as funções de coordenador da linha de investigação em Energia. É autor de mais de 150 artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais e assina mensalmente colunas com artigos de opinião no Jornal do Fundão e Fórum Covilhã, onde se foca nas áreas da inovação e competitividade do território. Defende que o desenvolvimento do interior do país necessita de um choque fiscal que favoreça as empresas já instaladas neste território, em especial na vertente exportação.
António Fernandes
Presidente, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Doutor em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI), na área da Qualidade, Inovação e Desempenho Organizacional, Mestre em Ciências Económicas pela UBI e Licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra. Ingressou no IPCB em 2001. De 1997 a 2001 exerceu funções de Diretor Fabril. Tem particular gosto por planeamento e gestão organizacional. Foi coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB de 2010 a 2014. Foi Vice-Presidente do IPCB de março de 2014 até maio de 2018. É presidente do IPCB desde maio de 2018.
Cláudia Alexandra da Fonseca Domingues Soares
Presidente, Inovcluster
Nascida no dia 10 de julho de 1976 e é natural da Guarda. É licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico da Guarda (2002), Mestre em Engenharia Mecânica, ramo Térmicas, pela Universidade da Beira Interior (2007) e certificada profissionalmente pela Universidade de Salamanca em Gestão de Incubadoras, Aceleradoras e Centros de Desenvolvimento Empreendedor (2016).
Assumiu funções como Diretora Executiva da InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro desde janeiro de 2010 até outubro de 2017. É atualmente presidente da Inovcluster. É, desde 2015, membro do Cluster Excellence Expert Group (CEEG) – Grupo de especialistas Europeus de Avaliação dos Clusters e Polos de Competitividade.
Foi deputada Municipal de Castelo Branco entre 2013 e 2017.
Assume desde outubro de 2017 o cargo de vereadora a tempo integral na Câmara Municipal de Castelo Branco nos pelouros do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Económico.
Celeste Varum
Professora, Universidade de Aveiro
Celeste Varum é desde 2003 Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. Foi Adjunta da Ex-Secretária de Estado da Indústria no XXI Governo Constitucional de Portugal, assessorando nos temas da indústria 4.0, economia circular e clusters.Possui doutoramento em Economia pela University of Reading (UK) e Master em Integração Económica e Negócios internacionais pela mesma Universidade. Em 1995 licenciou-se em Economia pela Universidade de Évora.
É membro do Fórum IPCEI da Comissão Europeia (DG-GROW) e participou no Grupo de Coordenação do PAEC, co-presidindo o mesmo com o representante do Ministério do Ambiente. Exerceu diversos cargos de direção no DEGEIT, ao nível de 1º ciclo e 2º ciclo, sendo atualmente Vice-Diretora do Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais. É membro da Unidade de Investigação GOVCOPP (Governança, Competitividade e Politicas Públicas). Desenvolve investigação em temas relacionados com as dinâmicas de empresas, indústrias e regiões, especialmente nos aspetos referentes à inovação, digitalização, eco-eficiência e internacionalização, e sua relação com políticas públicas.
António Granjeia
Diretor Técnico, Centauro Internacional, Lda
Nasceu em Moçambique, no ano de 1954. Licenciou-se em Engenharia Mecânica – Termodinâmica Aplicada na Universidade de Coimbra. Trabalhou no Ministério da Agricultura em Assessoria Técnica do Frio do Serviço de Lotas e Vendagens. Em 1979 ingressa nos quadros Técnicos da Empresa H Seabra-Frio, mais tarde desempenhou o cargo de Diretor Técnico na Soinfro-Frio e na Koxka / Iral-Frio. Em 1983 entra para os quadros da Centauro na qualidade de Diretor Técnico, função que ocupa atualmente em conjunto com a de Vice-presidente para I,D&T. É também responsável Vogal do Conselho de Administração, responsável pelo serviço Técnico – Comercial/Engenharia de Aplicações e pela formação, responsável pelo Serviço Pós Venda/ Clientes Exportação. Engenheiro Sénior, Especialista em Refrigeração pela Ordem dos Engenheiros. É ainda responsável pela cooperação e parcerias com Escolas e Instituições ligadas ao Ensino e I&D na área da Refrigeração.
João Manuel Silva da Conceição
Fundador, Dinefer – Engineering and Industrial Systems, SA
Nasceu e cresceu na Vila de Sintra.
Fez o Ensino Secundário no Liceu Passos Manuel. Mais tarde é na Universidade de Lisboa que inicia o Curso de Engenharia Mecânica, que viria a concluir na Universidade de Luanda. O regresso definitivo a Portugal acontece em 1974.
Entre 1974-1978 é docente em várias escolas da Região da Grande Lisboa; Em 1978 é colocado na Escola Secundária Amato Lusitano, onde assume a presidência do Conselho Diretivo entre 1980-1982; Após esta experiência abandona a docência e ruma ao Tramagal, onde integra os quadros da Metalúrgica Duarte Ferreira. Em 1986, João Conceição ingressa da IMPORMOL, uma unidade de produção de molas e acessórios metálicos para a indústria automóvel, sediada na Azambuja. Entretanto, a abertura, em Castelo Branco, de uma unidade de produção de cablagens elétricas para automóveis, e a passagens de João Conceição pela IMPORMOL acabaram por ser a alavanca final para a criação, em 1988, da DINEFER.
Foi ainda administrador do jornal Gazeta do Interior e membro da direção do Nercab.
Bruno Mineiro
Diretor de Gestão de Clientes, Twintex- Industria de Confeções
Licenciado em Gestão Internacional, o Bruno tem um MBA em Marketing pelo IESF, Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.
Começou como gestor de Clientes, mas a Intuição e a vontade genuína de Expansão Internacional, fizeram com que desempenhasse diversos cargos de Direção de Gestão de Clientes em diferentes Empresas do Ramo Vestuário.
Apaixonado pela Indústria do Vestuário e Têxtil, o Bruno tem grande experiência em desenvolvimento de Produto e Confeção do segmento médio alto e alto. Tem também forte orientação para Expansão de Mercado e Satisfação de Cliente.
Atualmente é também Vice-Presidente da ANIVEC, Associação Nacional dos Industriais de Vestuário.
Luís Miguel da Silva Pinto
Diretor Geral, Sabores da Gardunha, Geleias e Compotas, Lda.
Nascido a 3 de Julho de 1981 em Paço de Sousa Penafiel. Iniciou os em 1987 na escola primária nº1 em Paço de Sousa, fez o percurso escolar até ao 12º ano em Penafiel e Paredes onde concluí o 12º ano no ano letivo de 1998/1999. Entrou em 1999 na Universidade da Beira Interior, na licenciatura de Sociologia. No percurso académico foi presidente do Conselho de Estudantes de Sociologia em dois mandatos 2001 a 2003, ano em que concluiu a licenciatura.
Terminada a Licenciatura fez uma breve formação de gestão de pequenas e micro empresas em 2003.Trabalhou durante cerca de 2 anos e meio na Casa do Gaiato de Paço de Sousa até 2006. Foi fundador em 2005 de um gabinete de apoio social voluntário, que continua hoje a funcionar e ajudar cerca de 40 famílias carenciadas.
Foi também fundador da Associação de Dadores de Sangue Terras Vale do Sousa, que continua a fazer o seu trabalho promovendo a dádiva de sangue e medula óssea, e fazendo brigadas regulares de recolha. No ano de 2006 adquiriu quota de uma empresa na área imobiliária e gestão de condomínios, que deteve durante quatro anos e meio.
No ano de 2009 decidiu ir viver para a Guarda.
Ministrou formação durante os anos de 2009 a 2014, até entrar na Casa da Prisca, em Março de 2014, para a área internacional, onde começou sua verdadeira experiência internacional.
Em 2013 entrou no mestrado de Marketing na UBI, onde concluiu o ano curricular.
Em Abril de 2017 decidiu aceitar o desafio de ir trabalhar para o Fundão e assumiu a direção da empresa Sabores da Gardunha e também da Cerfundão, com o objetivo de desenvolver o potencial das duas empresas e abrir mercados.
Paula Cristina Afonso Luis
Administradora, José Afonso e Filhos S.A.
Natural de Oleiros, distrito de Castelo Branco, administradora da empresa Jose Afonso e Filhos S.A. desde 1991.
João Carvalho
Presidente do Conselho de Administração da Fitecom, S.A.
Nasceu a 3 de Julho de 1957. Licenciado em Engenharia Têxtil pela Universidade da Beira Interior, deu entrada na atividade profissional da indústria têxtil no ano de 1986. Em 1993 começou a sua carreira industrial têxtil e em 1997 iniciou a sua carreira agrícola, mais especificamente na vitivinicultura. Atualmente exerce vários cargos como: Presidente do Conselho de Administração da Fitecom, S.A.; Presidente do Conselho de Administração da S.T.B.I., S.A.; Gerente da Sociedade Quinta dos Termos, Lda; Gerente da Sociedade Soconstrutor, Lda.; e ainda Membro do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, Presidente do Conselho Fiscal da ANIL, Presidente do Conselho Fiscal da AIFABI, Membro da Comissão de Honra da “Convenção Nacional do Ensino Superior 2030” e Membro do Conselho Consultivo da FCSH – UBI. Pertence também à Ordem dos Engenheiros, onde atualmente é Especialista Sénior em Engenharia Têxtil. Recebeu medalhas de mérito, nomeadamente: Medalha de Mérito Industrial Municipal, pela Câmara Municipal da Covilhã e Medalha de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Belmonte.
João Gomes Mota
Administrador, Albatroz engenharia S.A
Nascido a 29 de outubro de 1970. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, ramo Telecomunicações e Eletrónica, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, perfil de Controlo e Robótica, é atualmente administrador da Albatroz Engenharia S.A., empresa de I&D e inovação e projeto aeronáutico.
Foi investigador e docente no Instituto Superior Técnico e desempenhou funções de I&D de robótica, redes eléctricas e aeroespacial em diversas empresas com destaque para a LABELEC (Grupo EDP).
Fernando Quintas
Gestor de Mercado, AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
Desde Março de 2016
Integrado na Direção “Rede Externa e Institucionais” com as funções de apoio à Rede Externa da AICEP no Mercado do Brasil e relacionamento externo com Entidades Institucionais em Portugal (Associações, Câmaras Municipais, Câmaras de Comércio, etc), e ainda representante da AICEP em Eventos, Conferências, Seminários, no âmbito da intervenção da AICEP na ótica da Internacionalização.
Sara Carina B. Poeiras Marques
Diretora Adjunta Comercial, COSEC – Companhia de Seguros de Crédito SA
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Sara Poeiras é Diretora Adjunta Comercial da Região Sul da COSEC, seguradora líder em Seguros de Crédito e Caução em Portugal.
Iniciou o seu percurso profissional como Gestora Comercial no Departamento de Seguro de Créditos na Willis Towers Watson e, três anos volvidos, abraçou um novo desafio como Gestora Comercial na COSEC com destaque em funções de angariação de novo negócio, negociação de propostas e acompanhamento e gestão de parcerias. Em 2009 tornou-se Coordenadora Comercial da COSEC, o que lhe permitiu apurar as suas competências profissionais de liderança e comerciais, bem como, o seu conhecimento técnico do setor segurador e bancário, fatores importantes para a posição em que atualmente se encontra.
Frederico Velho Herédia
Direcção de Produtos e Serviços Empresas, Banco BPI SA
Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa No sector Bancário desde 1994, trabalhou em 3 Instituições de Crédito em Portugal, onde passou por Balcões, Grandes Empresas, Direcção Financeira e desde 2010 que acompanha o negócio do Banco BPI associado ao comércio externo. Atualmente é Responsável no Banco BPI pela dinamização das Soluções de Trade Finance, apoiando as empresas importadores e exportadoras com as alternativas mais adequadas para os diversos mercados internacionais.
Mauro Faria
Diretor Comercial, Garval
Nascido em 1982 e natural de Torres Novas, distrito de Santarém, formou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
Atualmente exerce funções de Diretor Comercial da Garval para o Arquipélago dos Açores e Distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.
António Trigueiros de Aragão
Administrador, Fábricas Lusitana
Administrador das Fábricas Lusitana que produzem e comercializam os produtos BRANCA de NEVE e ESPIGA e da RCF PI em aliança com a Sociedade Rebelo de Sousa (SRS Advogados), na área da propriedade intelectual. É também administrador de várias sociedades na área do lazer, agrícola e gestão de ativos.
É vice-presidente da direção da CENTROMARCA, do conselho geral da CIP e da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Industrial, grupo Português.
É presidente da mesa da assembleia geral do INOVCLUSTER, da AEBB, da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Beira Baixa e pertence a diversos outros órgãos sociais de sociedades.
É Agente Oficial da Propriedade Industrial, Mestre em Marketing e Pós-graduado em Gestão de Marcas – ISCTE IUL, Pós-graduado em Direito da Propriedade Industrial – APDI, Programa de Alta Direcção de Empresas da Cadeia Alimentar – San Telmo, MBA em Administração e Gestão imobiliária – ESAI, CESE em Gestão Bancária – ISGB, PEF em gestão de empresas familiares – ISCTE IUL.
É membro da Ordem dos Economistas, da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários, ANAI, APPM, AIPPI, UNION, ACPI e FICPI.
João Carlos Leitão
Professor e Investigador, Universidade da Beira Interior
Professor auxiliar com agregação na Universidade da Beira Interior (UBI). É agregado em Engenharia e Gestão, na área de especialidade de Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. É doutorado em Economia, com especialização em Economia Industrial, pela UBI. Tem cursos de especialização em: Educação para o Empreendedorismo, pelo Babson College, Wellesley, Massachusetts; Negociação, pela University of California Los Angeles; e Gestão Pública, pelo Instituto Nacional de Administração. É investigador integrado do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e do C-MAST, UBI. É Professor Vinculado do Instituto Multidisciplinar de Empresa, da Universidad de Salamanca. É Presidente do Conselho Fiscal e membro da Direção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. É deputado municipal da Assembleia Municipal do Fundão. Foi investigador externo afiliado ao Max Planck Institute of Economics, Jena, Alemanha, no grupo X-ENT. Foi administrador da Universidade da Beira Interior, dos Serviços de Ação Social da UBI e do Instituto Politécnico de Portalegre. Integrou o conselho de diretores do European Council for Small Business and Entrepreneurship, na área de Policy e foi Presidente do Conselho Fiscal da Junior Chamber International de Portugal. Exerceu funções como quadro superior da multinacional LIDL&Ca e consultor/formador para a Fundação Alice Nabeiro, a iZone, SA, a Penteadora, SA e a Associação Industrial Portuense. É perito nomeado pela Ordem dos Economistas e pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco, bem como avaliador de projetos europeus Trans-Domain COSTAction. É membro da Academy of Management, da Ordem dos Economistas, da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional.