Oksana Rybak-Turchanina
Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Oportunidades de Financiamento no TAGUSVALLEY
Oksana Turchanina nasceu em 23 de novembro de 1976 na Ucrânia.
Atualmente é Coodenadora de Gestão do Conhecimento e Oportunidades de Financiamento no TAGUSVALLEY.
Concluiu o Bacharelato em “Tecnologia Química para Combustíveis e Materiais Carbonosos” em 1998, em 1999 o Bacharelato em “Finanças e Crédito” e pela Universidade Técnica Nacional de Donetsk (Ucrânia).Em 1999 obteve o Mestrado em “Tecnologia Química de Combustíveis e Materiais Carbonáceos” (Grau de Mestre, reconhecido pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal), na mesma Universidade. Em 2004 o Grau de Doutoramento ainda na Ucrânia em “Ciências Químicas”, reconhecido pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal), tornando-se Professora Auxiliar e mais tarde recebeu o Grau de “Professor Associado” do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia.
Na EGOP-Central Termoelétrica do Pego, Portugal esteve como Engenheira de Ambiente, em 2011 como Engenheira Química na Indústria Portuguesa de Galvanoplastia, LDA, entre 2009 e 2011 na EGOP-Central Termoelétrica do Pego, Portugal, como Investigadora Principal no Projeto “KTejo” financiado pela Comissão Europeia na Investigação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono, legislação ambiental e licenciamento, na divulgação dos resultados do projeto em Portugal e na Europa.
Entre 2012 e 2019 colaborou com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde exerceu o cargo de Investigadora Principal e Coordenadora de vários projetos da Comissão Europeia: projeto RETHINK (programa TEMPUS da Comissão Europeia); Coordenador Executivo dos projetos TEMPO e INFINITY (programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia).
Coordenou projetos financiados pela UE com orçamento global de 8,1 milhões de euros, foi Autora e coautora de vários livros e mais de 80 artigos científicos. Colaborou como Palestrante nas Conferências Científicas Internacionais (Polônia, República Tcheca, China, Turquia, Bélgica, Rússia, Ucrânia, Reino Unido, Espanha, Itália, Geórgia, Portugal).
Desenvolveu pesquisas científicas: realização de projetos científicos, publicação de resultados em revistas científicas, organização de conferências científicas.
É membro de diversas entidades/associações:
Centro de investigação CIAUD, Escola Superior de Arquitetura de Lisboa, Portugal e TECHN&ART, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. Membro do Conselho Científico da Internacional Lime Conference “Al Jir 2020”, Marrocos, Revisor da Conferência Internacional IFKAD “Knowledge in Digital Age”, Itália, 2020, Membro da Associação LABINA para Arquitetura Sustentável, Marrocos, Membro do Laboratório de Geodinâmica, Geomática e Geotecnia (L3G) da Faculdade de Ciências da Universidade Cadi Ayyad, Marrocos.
Luís Farinha
Vice-presidente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco
Professor adjunto na Escola Superior de Gestão do IPCB e membro da Equipa de Apoio ao Presidente do IPCB foi designado Vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
É doutorado em Gestão pela Universidade da Beira Interior, com tese defendida na área das redes de inovação, empreendedorismo e competitividade – “Innovation and Entrepreneurship Networks as Global Competitiveness Drivers”, mestre e licenciado em Gestão de Empresas, tendo ainda concluído o Programa Avançado de Gestão para Executivos na Universidade Católica Portuguesa, sendo investigador integrado no NECE – Research Center in Business Sciences/UBI.
Tendo desempenhado funções de docente em diferentes Instituições de Ensino Superior, exerceu entre 1998 e 2014 vários cargos na área empresarial e industrial. Em nomeação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assume o cargo de Vice-Presidente da Inovcluster e de Presidente do Conselho Fiscal da CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar em Castelo Branco. Participa como avaliador de projetos pela ANI – Agência Portuguesa de Inovação e integra a Rede Nacional de Mentores da Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação. É cofundador e Presidente da Regional HELIX, Conferência Internacional sobre inovação, empreendedorismo e competitividade territorial, uma marca registada do IPCB.
Ingressou no IPCB como Assistente Convidado em 2010, tendo lecionado nas áreas de empreendedorismo e gestão nas diferentes Escolas do IPCB, incluindo na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, onde atualmente é professor adjunto. Foi coordenador da licenciatura em Gestão na ESGIN, onde também integrou o Conselho Técnico-Científico e Conselho Pedagógico.
Elsa Carvalho
Executive board Member e Head of consulting services do Grupo Egor
Com mais de 25 anos de experiência em áreas como serviços financeiros, energia, saúde, automóvel, bens de consumo e seguros entre outros desenvolveu a sua atividade em diferentes geografias. Nos últimos 18 anos liderou áreas de transformação e recursos humanos em grandes grupos económicos como Diretora de Recursos Humanos com reporte direto ao CEO, dos quais, Grupo Caixa Geral de Depósitos, Redes Energéticas Nacionais (REN), Grupo SAG e Grupo Português de Saúde. A destacar igualmente uma forte experiência em consultoria sendo de realçar 7 anos na Mercer. Foi igualmente presidente e membro de comissões de vencimentos em grandes bancos do Grupo Caixa Geral de Depósitos em Angola, Cabo Verde, Moçambique, Macau e S. Tomé e Príncipe.
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Pós-graduada em Gestão pelo INDEG – ISCTE e em Direito do Trabalho pela Universidade Católica. Frequenta o doutoramento em Gestão.
Formação avançada nas áreas de Estratégia, Negociação e Recursos Humanos pela London Business School, Kellogg University, Harvard Business School e IMD Business School. Certificada em Coaching individual e de equipas pelo ICF – International Coaching Federation.
Escreve artigos de opinião e é Professora Universitária convidada. Vice-Presidente da APG desde 2016 e conselheira da revista HR desde 2012.
Atenta a causas sociais tem mantido atividades de voluntariado desde a APAV ao Banco Alimentar.
Maria Beatriz Rocha Trindade
Prof. Cat. e Investigadora CEMRI/Uab
Nascida em Faro, licenciada em Ciências Antropológicas e Etnológicas pelo ISCSP/Universidade Técnica de Lisboa, é Doutorada em Sociologia pela Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Paris – Université René Descartes – Paris V (Sorbonne) e Agregada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH).
É Professora Catedrática na Universidade Aberta, onde fundou (1989) o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É Consultor Científico do Museu da Emigração e das Comunidades de Fafe.
Introduziu em Portugal o ensino da Sociologia das Migrações (Universidade Católica, no Curso de Teologia, 1984; a partir de 1996, na Universidade Aberta, a nível de Licenciatura e de Mestrado). Fundou nesse ano o segundo curso europeu de Sociologia das Migrações em ensino a distância.
Em Portugal, foi fundadora do primeiro Mestrado em Relações Interculturais (1990/91) e cofundadora do primeiro Mestrado em Estudos sobre as Mulheres (1995), então lecionados presencialmente na Universidade Aberta.
É autora de uma vasta bibliografia sobre matérias relacionadas com as Migrações, colaboradora habitual e referee de revistas científicas internacionais neste domínio. É membro do Comitato Scientifico da Revista Studi Emigrazione (Centro Studi Emigrazione/Roma); correspondente da Revue Européenne des Migrations Internationales (Association pour l’Étude des Migrations Internationales/AEMI – Paris) e representante portuguesa na Association of European Migration Institutions/AEMI – Aalborg/Denmark).
Pertence a diversas organizações científicas portuguesas e estrangeiras e integra a Comissão Científica do Centro de Estudos de História do Atlântico/CEHA, do Projecto em rede Diáspora Açoriana e do Curso Internacional, realizado anualmente pela Cátedra UNESCO 226 sobre Migrações, Universidade de Santiago de Compostela, Galiza. Ocupa desde 2015 o lugar de Presidente da “Comissão de Migrações” da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Em 1996 recebeu o Prémio da Associação Portuguesa de Organizações Museológicas (APOM) e a 5 de outubro de 2008 a Medalha de Mérito do Município de Fafe. Foi-lhe prestada homenagem no âmbito do XXVI Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América (22-25 de março de 2022) e atribuída a Medalha de Ouro do Município do Fundão. Foi distinguida pelo Comité National Français en Hommage à Aristides de Sousa Mendes (Hendaye, 2012) pelo seu pioneirismo na investigação da emigração a ainda, pela Obra Católica Portuguesa das Migrações/ OCPM (Lisboa, 2012).
Em Portugal, foi agraciada com a da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública; é ainda titular da Ordre National du Mérite, de França, com o grau de Chevalier.
Rui Lopes
Presidente da Direção da Inova-Ria
Rui Lopes tem uma atividade profissional associada ao empreendedorismo, sendo fundador de várias empresas na áreas das tecnologias digitais e assumindo a Presidência da Direção da Associação Inova-Ria (2009-2010, 2014-2019 e desde 2022). Com uma forte motivação para as relações pessoais, tem estado envolvido em atividades relacionadas com a formação de pessoas, gestão de equipas, gestão de parcerias e conceção de projetos tecnológicos. Rui Lopes é licenciado em Informática e Mestre em Planeamento Regional e Urbano. Atualmente frequenta o programa doutoral em Políticas Públicas, focando sua pesquisa em estratégias de inovação digital sensíveis aos territórios rurais e periféricos.
Vítor Carmona
Business Manager na VG&Partners – Especialistas em Migração
Vítor Carmona é um profissional da Gestão de Pessoas, com mais de 20 anos de carreira no mercado nacional e internacional. Como gestor passou por setores tais como a Banca, Facility Services, Retalho Alimentar, Telecomunicações e Trabalho Temporário. Acumulou ainda experiência nas áreas da consultoria e executive search, gestão de eventos e publishing. Actualmente é Business Manager para Portugal da VG&Partners – Migration Specialists e colabora com a ComunicaRH, uma plataforma digital onde profissionais de Recursos Humanos do espaço lusófono partilham histórias, experiências e boas práticas. Possui uma licenciatura em Relações Internacionais com especialização em Gestão de Recursos Humanos.